Nesta edição, estamos trazendo uma das novidades mais esperadas pelos usuários do Amarok Linux!

AmarokOS News #3

A edição #3 do AmarokOS News tráz diversas novidades, entre elas a adição de 2 novos Desktops ao portfólio do sistema.

O primeiro desktop que foi introduzido por enquanto em BETA é o KDE, o famoso e mais elegante Desktop do mundo Linux e Unix.

Nesta primeira fase BETA do KDE, pode haver alguns erros ou bugs, que serão reparados ao longo de mais testes e também através de feedback dos usuários que quiserem e/ou puderem testar.

A versão do KDE é a 5.20.5 dos repositórios do Debian 11.

Amarok Linux 3.4 KDE Plasma Beta
Amarok Linux 3.4 KDE Plasma Beta

O segundo desktop introduzido ao portfólio foi o LXQt, em sua mais recente versão, a 1.1.0, que tráz muitas melhorias, inclusive a adição do xdg-desktop-portal-lxqt ao LXQt, como uma implementação de backend para xdg-desktop-portal. Quando instalado, alguns aplicativos não Qt, como o Firefox, podem ser configurados para usar a caixa de diálogo de arquivo LXQt. Outra novidade é em relação ao gerenciador de arquivos do LXQt que agora suporta a interface DBus do gerenciador de arquivos, que é usada por alguns aplicativos (como Firefox e Chromium) que chamam o gerenciador de arquivos padrão para mostrar arquivos dentro de pastas ou fazer outros trabalhos. Além disso, o item “Arquivos recentes” é adicionado ao menu Arquivo. Como de costume, os problemas são corrigidos e as funcionalidades melhoradas.

O LXQt 1.1.0 está em nosso repositório Experimental e em breve estará no repositório Estável.

Amarok Linux 3.4 LXQt Beta
Amarok Linux 3.4 LXQt Beta

Outra atualização importante é a do Firefox 100, recém lançado com novidades tais como:

  • Agora, suportamos caption/legendas exibidas no YouTube, Prime Video e vídeos da Netflix que você assiste em Picture-in-Picture. Basta ativar as legendas no player de vídeo na página, e elas aparecerão no PiP.
  • Picture-in-Picture agora também suporta legendas de vídeo em sites que usam o formato WebVTT (Web Video Text Track), como Coursera.org, Canadian Broadcasting Corporation e muito mais.
  • Na primeira execução após a instalação, o Firefox detecta quando seu idioma não corresponde à linguagem do sistema operacional e oferece ao usuário uma escolha entre os dois idiomas.
  • A verificação ortográfica do Firefox agora verifica a ortografia em vários idiomas. Para habilitar idiomas adicionais, selecione-os no menu de contexto do campo de texto.
  • E muito mais no site oficial da Mozilla (em inglês)
Firefox 100 para Amarok Linux
Firefox 100

Novo aplicativo adicionado ao Repositório

FreeFileSync

Sincronize Arquivos e Pastas

FreeFileSync é um software de comparação e sincronização de pastas que cria e gerencia cópias de backup de todos os seus arquivos importantes. Em vez de copiar cada arquivo todas as vezes, o FreeFileSync determina as diferenças entre uma fonte e uma pasta de destino e transfere apenas a quantidade mínima de dados necessária. FreeFileSync é um software de Código Aberto, disponível para Windows, macOS e Linux.

Para instalar, basta ir no Gerenciador de Aplicativos e buscar por FreeFileSync ou então através do terminal com os seguintes comandos:

sudo apt update
sudo apt install -y freefilesync
FreeFileSync
FreeFileSync

Site: FreeFileSync

Kernel 5.15 LTS e 5.17 Stable Adicionados ao Repositório

Recentemente adicionamos as mais recentes versões dos Kernel’s 5.15.36 e 5.17.5 respectivamente ao repositório, dos quais trazem diversas mudanças e melhorias em relação Hardware e Firmware.

Para baixar a versão LTS vigente da base 5.15, basta ir ao terminal e digitar:

sudo apt update
sudo apt install -y linux-lts-515

Para baixar a versão Estável (Stable) vigente da base 5.17, vá ao terminal e digite:

sudo apt update
sudo apt install -y linux-stable-517

Baixar Amarok Linux KDE / LXQt

Para baixar as versões Beta do KDE e/ou do LXQt, clique nos links abaixo:

Observação: Ambas as versões estão hospedadas no Google Drive.

Compartilhe

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2020-2023 Amarok Linux. Todos Direitos Reservados.