É oficial, a próxima série do kernel Linux 5.10 será uma série LTS (Long Term Support) com suporte à atualizações de manutenção por pelo menos dois anos a partir da data de lançamento.

De acordo com um tweet recente do renomado desenvolvedor do kernel Linux Greg Kroah-Hartman, o próximo lançamento do kernel LTS (Long Term Support) será o Linux 5.10, que recentemente entrou em desenvolvimento já com o terceiro Release Candidate (RC) já disponível para teste público.

Isso significa que o kernel Linux 5.10, que provavelmente verá a luz do dia perto do feriado de Natal de 2020, receberá atualizações por pelo menos dois anos. Mas, como aconteceu com a série anterior do kernel LTS, o suporte poderia ser estendido para até seis anos, provavelmente até dezembro de 2026.

As séries do kernel Linux atualmente suportadas são Linux 5.4 até dezembro de 2025, Linux 4.19 até dezembro de 2024, Linux 4.14 até janeiro de 2024, Linux 4.9 até janeiro de 2023, bem como Linux 4.4 até fevereiro de 2022, de acordo com o kernel.org .

O kernel Linux 5.10 se juntará a eles ainda este ano, em dezembro, quando o lançamento final chegar às ruas. A data final de lançamento ainda não está definida desde o início do desenvolvimento, mas só pode acontecer em 13 ou 20 de dezembro, dependendo de quantos RCs (Release Candidates) serão lançados.

Esta é uma ótima notícia para os fornecedores de hardware e mantenedores do sistema operacional Linux, pois eles podem planejar com antecedência para a versão do kernel Linux para usar em seus próximos lançamentos, e um kernel LTS (Long Term Support) é perfeito para aqueles que desejam oferecer uma experiência de usuário muito estável enquanto proporcionando o melhor desempenho.

Greg Kroah-Hartman disse que os novos kernels LTS sempre serão o kernel “lançado por último” em um ano, então este ano é o kernel Linux 5.10. É muito cedo para dizer, mas o próximo kernel LTS, após o kernel Linux 5.10, provavelmente será o kernel Linux 5.15.

Compartilhe

0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

© Copyright 2020-2023 Amarok Linux. Todos Direitos Reservados.